segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ZITO CRIARÁ CONSELHO DA JUVENTUDE

Amorelli anuncia Conselho da Juventude em Conferência

Jovens de todo o município lotaram o auditório da Unigranrio para a conferência

O auditório da Universidade Unigranrio lotou com centenas de jovens nesse sábado, 3 de setembro, durante a I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude em Duque de Caxias. O tema foi “Juventude e Empregabilidade – Conquistas e Manutenção de Direitos”. A primeira parte do evento foi marcada por duas palestras focadas no tema do encontro. Na segunda parte, depois do almoço, foi apresentada mais uma palestra e formado cinco grupos de trabalho (saúde; educação; esporte e lazer; cultura e segurança e direitos humanos) para definir propostas para a conferência estadual, que se realizará em outubro.

Adriana Cristina: "Espero contribuir com propostas para nossa juventude"

Os participantes dos grupos eram divididos entre os observadores, que estavam presentes para ouvir e dar sua opinião sobre o que fosse proposto, e os delegados, que iriam propor os temas e soluções, além de poderem ser eleitos como representantes do município na conferência estadual. Adriana Cristina da Silva, moradora de Santa Cruza da Serra com 19 anos, era umas das delegadas. “Espero poder contribuir com propostas para nossa juventude”, disse Adriana, que cursa a faculdade de Direito na Unigranrio.

Amorelli: criação do Conselho Municipal de Juventude

Representando o prefeito José Camilo Zito, o vice-prefeito Jorge Amorelli, saudou a todos. “Este é um dia histórico. Esta conferência, inédita em nosso município, é a prova de que o prefeito Zito está antenado com os anseios de nossos jovens. A juventude de hoje sabe o que quer, briga pelos seus direitos”, disse Amorelli, que surpreendeu a todos dando a grande notícia do evento. “O prefeito vai enviar à Câmera Municipal nos próximos dias a proposta para a criação do Conselho Municipal da Juventude”, disse.

Allan Borges e Vinicius Veiga: superintendentes estadual e municipal

Alegre com a novidade, Vinicius Veiga, superintendente Municipal da Juventude, falou sobre a importância do novo Conselho. “É para isso que estamos batalhando aqui em Caxias desde 2008. O governo Zito foi pioneiro em ter criado a Superintendência da Juventude. Antes não havia políticas públicas voltadas para essa parcela da população: 220 mil pessoas entre 15 e 29 anos, 25% do total da população municipal. Com a criação do Conselho, vamos garantir que essas conquistas permaneçam e frutifiquem, mesmo após a atual gestão municipal”, explicou o superintendente.

Grupo de discussão sobre propostas de segurança e direitos humanos

Também presente ao encontro, Allan Borges, superintendente da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa de Duque de Caxias. “Isto é um marco para este município e para o Estado. Ainda mais com o tema desta conferência, devido à referência que é Duque de Caxias para o Rio de Janeiro por sua importância econômica. E a participação é acima da média das conferências municipais que tenho presenciado. O espaço que o debate sobre a empregabilidade e a educação para a juventude tem neste governo municipal deve servir de exemplo”, destacou Allan.

Samuel Maia: "Fizemos parte desta história"

O secretário de Meio Ambiente Samuel Maia também participou do evento e lembrou do passado do movimento estudantil. "Participei do movimento estudantil nos anos 80 durante o final da ditadura. Brigamos pelo passe livre dos estudantes que hoje é uma realidade em Caxias. Fizemos parte desta história e me alegro em ver a participação de vocês e compravar que a juventude ainda batalha por seus direitos. Quando disserem que vocês são Revolucionários, Acreditem vocês são a própria Revolução!", afirmou.

Edite Viana, ao lado de Vinicius Veiga: principal objetivo alcançado

No encerramento do evento, a presidente da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), a qual a Superintendência da Juventude é conectada, parabenizou os presentes. “É fantástico vermos a quantidade de jovens que acompanharam os trabalhos da conferência até o fim. Vocês foram muito dedicados. Com a notícia da criação do Conselho da Juventude, o principal objetivo de vocês foi alcançado e todos os jovens deste município vão ganhar com isso”, declarou.

Para Vinicius Veiga, a conferência superou todas as expectativas. “A presença maciça dos jovens de nossa cidade só reafirma a validade de nosso trabalho. As propostas apresentadas foram de ótima qualidade. Vamos elaborar um documento para levar ao prefeito Zito para que ele apresente a Câmara Municipal para aprovação. Teremos 35 delegados levando estas propostas para a conferência estadual e, a partir delas, vamos começar a esboçar o Plano Municipal da Juventude de Duque de Caxias”, concluiu o superintendente.

Os jovens permanceram na conferência durante todo o dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário