segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jardim Gramacho: de lixão a bairro sustentável em Duque de Caxias

Uma das ruas que serão urbanizadas em Jardim Gramacho. O projeto prevê a pavimentação de ruas, a arborização das vias e nova iluminação na localidade de Caxias Foto: Divulgação / Divulgação
Guilherme Amado
Tamanho do texto A A A
O Jardim Gramacho, bairro de Caxias onde fica o aterro sanitário de mesmo nome, será urbanizado pelo governo do estado, com obras que preveem pavimentação de ruas, construção de moradias, praças, áreas para a prática de esportes e de lazer, ciclovias e até lan houses. O governo espera que, por meio de uma parceria com os Estados Unidos, seja obtido ainda este ano o financiamento de R$ 140 milhões para o projeto de tornar Gramacho num bairro sustentável. As obras começariam em 2012.
Apresentado ontem pelo secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc,com apoio do Prefeito Zito e Articulado por seu Secretário de Meio Ambiente Samuel Maia o projeto urbanístico pretende dar uma nova cara ao bairro, onde moram cerca de 12 mil pessoas, sendo 2.500 delas catadoras de lixo de Gramacho.
— A ideia é transformar um caso de agressão, humilhação e degradação humana e ambiental em algo sustentável — descreveu Minc e Maia.
Os planos para Gramacho foram mostrados ontem a uma comitiva dos Estados Unidos, para o lançamento da Iniciativa Conjunta sobre Sustentabilidade Urbana entre o Ministério do Meio Ambiente e o governo dos Estados Unidos, no Palácio do Itamaraty, no Centro do Rio.
Parte de um acordo firmado entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente americano, Barack Obama, a iniciativa prevê a criação de uma comissão para avaliar projetos de sustentabilidade nas cidades brasileiras. As melhores ideias serão financiadas por empresas americanas.
O lixão de Gramacho será desativado em maio de 2012. Até lá, o governo do estado pretende capacitar os atuais catadores para trabalharem com reciclagem de lixo.
Ainda este ano, segundo Minc, será assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a Petrobras, para financiar a construção de galpões e de equipamentos para o trabalho de reciclagem. Até que essas obras estejam prontas, a Secretaria do Ambiente alugou três galpões antigos para que os catadores comecem já a trabalhar.
Saúde dos catadores
Segundo Minc, o governo do estado criou também um grupo de trabalho voltado para cuidar da saúde dos catadores de Gramacho. O secretário disse que 60% das crianças da região têm sarna.
— Aquilo é a sub-África. Fizemos uma pesquisa para identificar as doenças que acometem os catadores e suas famílias para, a partir daí, estabelecer ações — disse o secretário do Ambiente com o apoio de Zito e Samuel Maia.
No Próximo dia 30 de setembro a partir das 09 horas até as 17 horas o governo municipal estará juntamente as cooperativas realizando uma ação cidadã para cadastro, retirada de documentos, cadastro em banco de empregos, levantamento de possibilidades educacionais e demais serviços sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário