segunda-feira, 14 de junho de 2010

Passivo ambiental

Imagem aérea do aterro sanitário de Jardim Gramacho. Foto faz parte da exposição
Caxias Mais Verde, em cartaz do Caxias Shopping até o dia 20 de junho


Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefício ao meio ambiente, significando que quando as empresas ou indústrias geram algum tipo de passivo ambiental, elas têm que gerar também investimentos para compensar os impactos causados à natureza, e esses investimentos têm que ser de igual valor.

Os passivos ambientais ficaram amplamente conhecidos pela conotação mais negativa, ou seja, as empresas que o possuem agrediram significativamente o meio ambiente. Assim sendo, pagaram ou pagarão multas ou vultosas quantias a título de indenização a terceiros para a recuperação de áreas danificadas. Os passivos ambientais podem ser originários de atitudes ambientalmente responsáveis que provoquem a execução de medidas preventivas para evitar danos ao meio ambiente. Os consequentes efeitos econômico-financeiros dessas medidas é que geram o passivo ambiental.

Em Duque de Caxias, os dois principais passivos ambientais são o Aterro Controlado de Jardim Gramacho e a ampliação da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e do Polo Gás-Químico. Representam passivos ambientais a serem mitigados (amenizados) e monitorados, pois geram e irão gerar recursos financeiros ao município, bem como projetos socioambientais para a cidade e seu entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário